Com o eSocial, certificação digital torna-se indispensável para empresas
- arverifica
- 15 de mai. de 2018
- 1 min de leitura

A partir de julho deste ano, as empresas privadas com faturamento inferior a R$ 78 milhões, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas (que possuam empregados) devem enviar informações referentes às relações trabalhistas, previdenciárias e fiscais por meio do eSocial.
O projeto do governo federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal tem como intuito unificar informações, substituindo diversas obrigações existentes atualmente. O eSocial já está disponível para grandes empresas desde janeiro. Os entes públicos só terão que aderir ao sistema a partir de janeiro de 2019.
Como o envio dessas informações é feito pela internet, a segurança dos dados é fundamental. É neste ponto que o certificado digital se faz tão necessário, pois utiliza uma tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas com garantia de autenticidade e confidencialidade.
“É importante lembrar que o certificado digital é único e pode ser utilizado para outros fins, tornando o dia a dia do empresário mais prático e seguro”, explica a coordenadora de produtos e serviços da Fecomércio Tocantins, Helkyanny Carvalho.